sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mitologia Hindu I



 

Após alguns amigos queridos solicitarem informações sobre mitologia hindu, encontrei estas curiosidades, que são bem interessantes. Dividi-as em diversas partes para que não se tornem cansativas. Esta é a primeira parte. Espero que gostem e que lhes seja útil. O tema é bastante agradável para quem se aventura pela curiosidade e para aqueles que praticam o tantra, seja pelas massagens ou mesmo pelas técnicas de meditação, tudo parece interligado. Afinal, sempre é bom saber o que deu origem ao que usamos para nos tornar melhores através das técnicas de Deva Nishok.
Lembro que o Centro Metamorfose utiliza técnicas desenvolvidas por Deva Nishok, as quais são baseadas em Osho e em diversos estudos que ele mesmo desenvolveu, os quais garantem um estado de felicidade, relaxamento e paz interior, capaz de curar diversas questões pessoais, desenvolver a capacidade de prazer e orgástica, assim como, permitir que atinjamos um estado de transcendência. O Centro Metamorfose n]ao prega nenhuma religião, respeita todas e está alinhado a ciência e desenvolvimento bioenergético, ao amor e a integração pessoal e social do ser humano.

Informações melhores encontramos no site www.centrometamorfose.com.br , passemos ao tema:

Mitologia Hindu, uma visão de Marilu Martinelli

“Então Ele se deu conta, e disse: Eu sou a criação, pois Eu a retirei de mim mesmo. Desse modo Ele se tornou a sua criação. 
Em verdade, aquele que conhece isso se torna, nessa criação, um criador”. 
(Upanishads)

O Hinduísmo não separa o conhecimento em compartimentos estanques. A filosofia, a mitologia e a espiritualidade nessa tradição estão integradas. O mito tem grande importância porque procura uma maneira de apreender a essência das coisas e fatos. Por isso descreve não apenas uma realidade, mas a percepção humana de eventos e experiências da realidade. As filosofias da Índia se concentram na essência da verdade última e fundamental. Consideram o pensamento lógico inadequado e insuficiente para captar e expressar essa verdade. A espiritualidade é vivenciada naturalmente, e o sagrado está presente no cotidiano experimentado pelos adeptos do hinduísmo. Sem dúvida o coração espiritual do mundo pulsa e vibra nessa tradição milenar que apresenta uma concepção unificante do sentido da vida, e de estar vivo.

COSMOLOGIA E TEOGONIA
O MITO PRIMAL

No vazio, infinitas possibilidades navegavam entre o ser e o não ser. Brahman, Aquele que se expande, e que não tem início nem fim, Aquele que é e que está além do tempo e do espaço, e de toda compreensão e definição, decide criar. 

Brahma

 Resultado de imagem para brahma hindu

Da sua vontade a energia criadora Brahma desabrocha. Brahma, que estava em estado latente, adormecido nos infinitos azuis, aguardava o momento de entrar em ação. Ele desperta e tem inicio a criação e manifestação dos universos, das galáxias e dos mundos. 

Quando Brahma desperta, o “OM”, o “Pranava” o som da criação desloca a energia da qual todas as coisas são manifestações. De seus olhos emana a luz que revela e do som a forma ao universo, as miríades de galáxias, e sistemas estelares. Assim nasce o Dia de Brahma, que terá a duração de 311 trilhões de anos. 

Quando o universo atinge o máximo de sua expansão começa a retrair-se e desaparece. O vazio outra vez espera o momento do nascimento de mais um Dia de Brahma ter início. Isso acontecerá quando pela vontade de Brahman outro universo nascerá e assim sucessivamente. 

É interessante lembrar que a mitologia hindu já falava de expansão e retração do universo mais de cinco mil anos atrás. Hoje os astrônomos e astrofísicos confirmam cientificamente as afirmações feitas pelos mitos hindus da criação. 

A seguir, Brahma, a energia criadora, faz surgir de si mesmo seu aspecto feminino Saraswati, a deusa da sabedoria, a portadora do conhecimento e da inspiração. A deusa, que detém em suas mãos os livros sagrados e a “vina”, um instrumento de cordas que ao serem tangidas libera o som do “OM”. 

 

Na sequência, Vishnu, a energia mantenedora, surge deitado sobre a serpente da eternidade navegando no oceano cósmico. Dele surge seu aspecto feminino Lakshimi, a deusa da beleza, harmonia, criatividade e acolhimento. Ele dorme e sonha, e o seu sonho se traduz como a manifestação material da vida. Lakshimi, com amor, massageia seus pés suavemente para que ele não acorde, e Maya, a ilusão, continue mantendo a realidade material, e a forma de todas as coisas. 

 


Shiva, a potência transformadora, dança a Tandava, a dança das possibilidades, da transformação, então entra em ação. Ele é a energia que movimenta a criação e destruição de tudo que existe. Shiva, assim como Brahma e Vishnu, também estão no interior de todos os seres, que por sua vez são partículas infinitesimais do universo e emanações de Brahman, O Indecifrável e eternamente louvado.  



COMENTÁRIO


Platão disse que a alma é uma círculo e Deus é um ponto no centro do círculo. Seguindo esse raciocínio, os mitos primais e a teogonia e cosmologia hindus ensinam que do centro do círculo, Brahman, o ponto, emana sua vontade, e sua vontade se revela como a criação, a manutenção e a transformação de tudo que existe. É desse centro que provém a energia que tem como vestimenta sagrada a natureza, e nos faz humanos e divinos ao mesmo tempo. Somos cocriadores, mantenedores e transformadores, assim como os três aspectos da Trimurthy. Quando rompemos os véus da ignorância, tomamos consciência da nossa verdadeira identidade e origem. A partir daí acontece a conexão com o divino pelo coração, e descobrimos que a transcendência é o esteio da sobrevivência, e o espírito é o lustro e o lastro da razão. E assim atingimos a excelência humana, usufruímos da vida sem empobrecê-la, e servimos a vida com reverência. Desse modo nos capacitamos para a fusão com o divino, o centro do mistério do nosso ser profundo. 


Essa é a primeira parte, em breve publicarei as seguintes. 




Fonte:  http://mitologia comentada.blogspot.com.br/p/hindu.html

Sou Deva Chaitanya (Dinho)

Terapeuta Credenciado pelo Centro Metamorfose

WhatsApp 021 99 1430 427


Terapeuta Corporal Tântrico e Instrutor de Cursos Individuais de Massagem Tântrica, certificado em todas as modalidades de massagem do Método Deva Nishok, atendendo mulheres, homens e LGBT's, utilizando a Terapêutica Tântrica para proporcionar a ressignificação do potencial orgástico, reequilíbrio físico, mental, emocional e desenvolvimento bioelétrico, através das técnicas de Sensitive Massagem, Êxtase Total Massagem, Lingam Massagem, Yoni Massagem, G-Spot Massagem e P-Spot Massagem.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário